terça-feira, 7 de outubro de 2008

Biologia - Uma caminhada à Mata Atlântica e ao cerrado

O parque Ecopedagógico Quinta dos Cristais reúne uma grande área verde na qual apresenta uma trilha que antigamente era utilizada por escravos na época do ciclo do Ouro de Minas Gerais. Nesta trilha pode-se encontrar, inicialmente, próximo ao leito do riacho, resquícios da Mata Atlântica e posteriormente características do cerrado. No começo da trilha da Quinta dos Cristais a temperatura é baixa e o ar é bastante úmido, com o aumento da altitude da trilha a temperatura passa a aumentar, o ar fica menos úmido e há o aumento da radiação no ambiente. Além disso, com a variação de altitude percebe-se mudanças na vegetação essas mudanças ocorrem devido a capacidade de adaptação das plantas com relação à alternância das características do clima em que encontram. O parque apresenta uma grande variedade de animais e plantas em sua área ambiental, porém, pelo fato de no local haver grande presença humana ao visitá-lo e percorrer a sua trilha ecológica não é possível observar a grande variedade de animais existente no parque, afinal esses animais ficam embrenhados na mata e em seu habitat. Os animais e plantas encontrados são característicos tanto da Mata Atlântica quanto do cerrado. Portanto, nesse passeio encontram-se animais e plantas, como:
· formiga: animal do filo dos artrópodes e da classe dos insetos;
· mico: animal do filo Chordata da classe Mammalia;
· borboleta: animal do filo dos artrópodes e da classe dos insetos;
· abelha: animal do filo dos artrópodes e da classe dos insetos,
· aranha: animal do filo dos artrópodes e da classe dos aracnídeos;
· Jaborandi: planta pertencente à família das piperáceas que quando mastigada exerce efeito anestésico sobre a mucosa bucal;
· Ipê – amarelo: planta encontrada em áreas úmidas que floresce no término do inverno e apresenta flores amarelas;
· Jacarandá: planta comercializada como “madeira de lei” (madeira com forte e escura coloração, resistente a oscilações de temperatura e à ataques de insetos, e com grande valor comercial) e muito utilizada para construções civis e navais;
· Pau – Pombo: planta na qual seus frutos tem o núcleo extremamente duro e apresenta uma madeira macia, além disso, é bastante utilizada para curtir couro e como mordente (fixador de tintas).
Como se pode ver, com a visita à Quinta dos Cristais os visitantes podem admirar a rica e exuberante biodiversidade existente na mata do parque, esta qual realmente surpreende seus visitantes.

Nenhum comentário: