quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Matemática - Quinta dos Cristais e o estudo das pirâmides

Os egípcios sempre foram muito práticos na utilização da matemática, por exemplo, a usava nas cheias do Rio Nilo, construindo obras hidráulicas,canais de irrigação,etc. Mas os egípcios começaram com a matemática com a geometria elementar e uma trigonometria básica, utilizando das cordas para demarcação de terras, medições, e com isso eles começam então a calcular áreas,raízes,frações.
A sabedoria egípcia foi descoberta em escavações, onde foram encontrados papiros escritos em hieróglifo que traziam uma série de problemas e coleções matemáticas. Alguns historiadores consideram a matemática egípcia como um dos pilares da matemática grega, que foi a base para a matemática atual, e seus respectivos conceitos, fórmulas,e técnicas que nos fazem perceber a matemática em nosso cotidiano.Um dos principais exemplos da sabedoria avançada dos egípcios na época são as PIRÂMIDES, cuja uma das contribuições para a atualidade, seria a arquitetura.
São exemplos de importantes pirâmides egípcias:
· A Pirâmide de Quéops (ou Khufu), construída para ser a tumba do Faraó Quéops da quarta dinastia, cujo reinado se estendeu de 2551 a 2528 a.C, necessitou de uma força de trabalho de cerca de 100 mil trabalhadores durante 20 anos. É a maior das três pirâmides de Gizé (Egito), e sua altura original era de 146,6 metros, mas atualmente é de 137,16metros pois falta parte do seu topo e o revestimento. Entre as pirâmides, a de Quéops sobressai como uma das criações mais espetaculares e geniais da história da arquitetura. A Grande Pirâmide foi por milênios a construção mais alta já feita pelo homem. Este monumento marca o auge da época de tais construções, tanto no tamanho quanto à qualidade do trabalho. Assim como nas outras pirâmides, a de Quéops orienta os quatro pontos cardeais. Tem uma massa de 31.200.000 toneladas, e foram usados 2.600.000 blocos gigantescos. A Grande Pirâmide era externamente revestida com pedra calcária polida, fazendo ela brilhar com a luz do sol, tornando-a visivel a quilômetros de distância.
· A Pirâmide de Quéfren é a segunda maior das pirâmides de Gizé.É o único exemplo de templo remanescente do período do Antigo Império egípcio.
·A Pirâmide de Menkauré ou Miquerinos Menkauré foi um rei da IV dinastia egípcia. A Pirâmide foi revestida, até um terço da sua altura, com um material mais nobre que as outras, o granito de Assuão.
Contudo, no parque Quinta dos Cristais foi construída na parte mais alta do parque uma pirâmide denominada A PIRÂMIDE ENERGÉTICA da Quinta dos Cristais ou Pirâmide de Sabará, ela possui 878m de altitude que proporciona uma excelente visão da região, sendo a maior Pirâmide em estrutura metálica da América Latina. Suas dimensões foram cuidadosamente calculadas, para que suas arestas, altura, e sua base fossem construídas em uma proporção de 10 vezes menor que às medidas originais da Grande Pirâmide do Egito (Pirâmide de Quéops).
Portanto, com a visita ao parque ecológico Quinta dos Cristais é possível perceber a semelhanças da pirâmide Energética com a Grande pirâmide, além de descobrir as origens da matemática e sua importância no nosso cotidiano.















Pirâmide de Quéops.












Nenhum comentário: