quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Educação Física - O ambiente e as práticas corporais

Como todos sabem, as condições ambientais podem afetar o desempenho das pessoas durante as práticas corporais. Portanto é importante sabermos a influência da altitude, do calor, e do frio durante os exercícios físicos, e as vantagens dos exercícios aeróbicos..
Quando uma pessoa se expõe à altitude, seu corpo reage com uma série de alterações fisiológicas, algumas acontecem logo nas primeiras horas, outras não. As principais alterações são: hiperventilação, aumento da freqüência cardíaca, alterações no equilíbrio ácido-base, maior formação de hemoglobinas, redução no volume plasmático, etc. O aumento na produção de eritócritos, e o conseqüente aumento do nível de hemoglobina, só acontecem após um período de 4 a 7 dias de exposição à hipóxia. Hannon (J. Appl. Physiol.) preconiza que ocorra um aumento real nos níveis de hemoglobina, na razão de 1% por semana.
O efeito mais sério da prática de exercícios em ambientes quentes é a hipovolemia progressiva (um volume sangüíneo abaixo do normal), acompanhado de uma desidratação. Na verdade, o volume sangüíneo é mantido razoavelmente bem durante a desidratação porque a hipertonicidade que se instala, quando a água deixa o compartimento vascular, promove a saída de água do compartimento intersticial e intracelular para o sistema intravascular. A hipovolemia ,eventualmente, induz a uma alteração na temperatura interna pela vasodilatação cutânea e na redução do fluxo sangüíneo periférico máximo. Esta hipertemia combinada com uma diminuição do débito cardíaco máximo e redução do VO2 Max comprometem a capacidade de se exercitar por um período prolongado em alta intensidade.
Nos dias frios, o organismo parece ter “endurecido” e existe uma maior resistência em relação à prática de atividade física, pois o frio promove diminuição do nosso metabolismo com redução da freqüência respiratória, cardíaca, pressão arterial, dentre outras alterações. Por isso, há uma necessidade maior do corpo em adaptar-se a esta nova situação: os exercícios de aquecimento e alongamento devem ser feitos com maior atenção afim de evitar lesões músculo-esquelético como estiramentos, entorses, cãibras, etc. e outras lesões causadas pelo frio.Além disso, num dia frio, quando a temperatura do ambiente é inferior à do corpo humano, o indivíduo pode sofrer a hipotermia ou resfriamento geral do organismo. Outras condições ambientais como vento e água podem influenciar nas alterações de temperatura corporal.
As vantagens dos exercícios aeróbicos para o coração são bem conhecidas. O corpo todo, entretanto, se beneficia. Estes exercícios trabalham o coração, que é um músculo, fortalecendo-o.
Os benefícios incluem:
· aumento da eficiência cardíaca: o coração bombeia mais sangue a cada batida, permitindo reduzir a freqüência cardíaca em repouso e durante a atividade física.
· perda de peso: como estes exercícios queimam gordura, é possível reduzir a quantidade de gordura corporal;
· garantia de saúde mental: a prática regular de exercícios aeróbicos promove a liberação de endorfinas, substâncias que atuam como analgésicos naturais, além de combater o estresse, a depressão e ansiedade;
· melhora do sistema imunológico: muitos estudos demonstraram que as pessoas que praticam exercícios regularmente são menos vulneráveis a doenças virais, como gripe e resfriado;
· prevenção de doenças: a obesidade é um fator que contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e alguns tipos de câncer. Na medida em que você emagrece, reduz o risco de desenvolver estas doenças. Também existem evidências de que alguns exercícios, como a caminhada, por exemplo, podem diminuir o risco da osteoporose e suas complicações, enquanto exercícios de baixo impacto como a natação e a hidroginástica, podem aliviar os sintomas de pacientes com artrite ou artrose;
· maior expectativa de vida: em 1986, estudos americanos publicados no New England Journal of Medicine mostraram pela primeira vez a associação entre a prática de exercícios e o aumento da expectativa de vida. Posteriormente, outros estudos obtiveram resultados semelhantes;
· maior disposição: a atividade física pode deixá-lo cansado a curto prazo, durante e logo após os exercícios, mas a longo prazo é responsável por uma maior disposição e redução da fadiga;
· aumento da força muscular: os exercícios aeróbicos estimulam o crescimento de pequenos vasos sangüíneos nos músculos (capilares), fornecendo maiores quantidades de oxigênio e ajudando a eliminar do organismo produtos indesejáveis, como o ácido láctico. Dessa forma, é possível combater a dor em pessoas com dores musculares crônicas, fibromialgia e lombalgia crônica.
Além disso é importante lembrar que para se fazer exercícios físicos é necessário consultar um médico para se informar de quais tipos de exercícios ela pode fazer e também informar-se sobre sua zona alvo que é 70 a 85% da freqüência cardíaca máxima de uma pessoa, pois é através desta que sabemos quando deve-se aumentar ou diminuir o ritmo dos exercícios.
Para obter melhores resultados, as atividades aeróbicas devem ser combinadas com exercícios de resistência (alongamentos) para melhorar a flexibilidade e a amplitude dos movimentos.

Nenhum comentário: