quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Química - O ouro, o ferro e o Quadrilátero Ferrífero

Em Minas Gerais, em cidades como Ouro Preto, Mariana, Congonhas, e outras da região, está situado um importante centro econômico, que hoje é o que traz mais riquezas, graças a influência do ciclo do ouro, o Quadrilátero Ferrífero.
No Quadrilátero, são encontrados minérios, que é um mineral de componente metálico, e os minerais que são sólidos formados por processos físico-químicos em ambientes geológicos, que são classificados de acordo com sua composição química, estrutura cristalina, e materiais que o compõem. Dentre eles, o ouro encontrado na forma sólida, teve sua exploração iniciada com a vinda dos europeus no século XVIII. Já o ferro, não ocupava grande importância na época já que o ouro era o principal foco. No século XX houve uma tentativa de modernizar a exploração do ferro, contudo de nada adiantou.
A mineração antigamente era feita de uma forma que os mineradores não se preocupavam com o meio ambiente, praticando, diversas vezes, técnicas que supriam apenas os interesses dos mineradores e das empresas o que conseqüentemente prejudicava o meio ambiente, e provocava uma destruição devastadora, que contaminava o solo colocando em risco a saúde das populações que estavam por perto.
Entretanto, atualmente, a mineração é feita por empresas que são obrigadas a cumprir normas ambientais que asseguram uma menor ocorrência de problemas como a erosão, a perda de biodiversidade, e a contaminação de cursos de água. Além disso as novas tecnologias utilizadas favorecem um maior controle das práticas mineradoras e seus respectivos efeitos no ambiente.
As principais ocorrências minerais na região do Quadrilátero Ferrífero são o ouro, o ferro, o quartzo e a hematita. O ouro é usado para fins tanto no cotidiano das pessoas (reservas de dinheiro, moeda de troca, entre outros), como para composição de algumas peças de veículos, em geral nas indústrias, e também nas negociações de bolsas de valores e em mercados mundiais. Já o quartzo, é o mineral com mais abundância na Terra; presenta dureza 7, peso específico 2.65, e uma grande variedade de cores. É usado na produção de vidros, fibras ópticas,cerâmicas, pulseiras, pequenas construções, etc. O maior produtor mundial de quartzo é os Estados Unidos. A hematita, é o principal minério de ferro, existente no Quadrilátero Ferrífero no qual está presente em diversas e grandes jazidas; apresenta uma dureza entre 5 e 6 e colorações que variam do um cinza ao preto.É importante, por ser a principal fonte de ferro.E o ferro é o metal mais usado. É indispensável devido ao seu baixo preço e dureza, especialmente empregado em automóveis, barcos e componentes estruturais de edifícios.Sua importância econômica não deve ser deixada de lado, por ele constituir praticamente tudo que usamos, onde vivemos , enfim no nosso cotidiano.
A Quinta dos Cristais, possui vestígios das atividades do ciclo do ouro, onde são encontradas minas abandonadas e uma antiga fazenda. A trilha que atualmente é usada para fins pedagógicos, foi anteriormente feita e usada por bandeirantes da época da mineração.
A Quinta dos Cristais, portanto, tem uma forte relação com a mineração devido as ocorrências das atividades mineradoras no local, que podem ser observadas ao visitar a região. Contudo, as características atuais da região comprova que na época da descoberta da mineração nesta região houve uma intensa atividade dos bandeirantes no ciclo do ouro e ferro.














Cristais de Quartzo.

Nenhum comentário: